Uma guitarra icônica de Eddie Van Halen está prestes a ser leiloada pela primeira vez, quase cinco anos após seu falecimento (Foto: Reprodução Instagram).

Durante um leilão de itens de colecionador organizado pela Sotheby's, o público terá a chance de dar lances em uma guitarra Kramer de 1982, usada pelo famoso músico nos palcos durante turnês de 1982 e 1983 com a banda Van Halen.

A guitarra é famosa por suas listras pretas e brancas, remetendo a sua outra clássica guitarra "Frankenstein" de 1975, e também apareceu em uma propaganda conhecida da marca.

Van Halen
Van Halen (Foto: CORTESIA DA SOTHEBY'S)


Após esses espetáculos, o Van Halen presenteou o instrumento a seu técnico de guitarra, Robin "Rudy" Leiren, que posteriormente a vendeu para Mick Mars, ex-guitarrista do Mötley Crüe.

O atual dono da guitarra, no entanto, optou por permanecer anônimo.

A guitarra será exposta ao público pela primeira vez em 40 anos nesta quarta-feira (13), em Monterey, na Califórnia, de acordo com informações divulgadas pela Sotheby's.

A expectativa é de que o leilão, programado para o final de outubro, alcance valores entre 2 a 3 milhões de dólares (aproximadamente R$ 16,2 milhões na cotação de hoje, 12 de agosto).

Em 2020, pouco depois da morte de Eddie Van Halen, três de suas guitarras foram vendidas por um total combinado de 422 mil dólares em um leilão da Julien's Auction.

Em 2023, o modelo "Frankenstrat", original, utilizado no clipe de "Hot For Teacher", foi leiloado por 3,9 milhões de dólares (aproximadamente R$ 21,1 milhões), superando em mais de 1 milhão as expectativas.